CONFIRMADO: Com a ida de Jane para o PP, Panta descarta Ruy e vai votar com Aguinaldo Ribeiro para federal

09:50 Manno Costa 1 Comments


Jane Panta com a deputada Daniella Ribeiro, no momento de sua filiação ao PP

O clima anda pesado pros lados do ninho tucano na Rainha dos Canaviais.

Presença certa e nome influente na gestão de Emerson Panta, em Santa Rita, Ruy Carneiro acostumou-se a dar as cartas no governo do doutor, chegando, inclusive, a dar a palavra final sobre composição de equipe e nomeações e exonerações de assessores, na prefeitura.

Nas últimas semanas, como é do seu perfil, Ruy vinha costurando um agrupamento de partidos que viabilizasse seu retorno à Câmara Federal, dentre esses acertos, estava a ida de Jane Panta para o PSDC, cujo acordo, segundo fontes, era garantir, em nome dele, um espólio de cerca de 15 mil votos ao partido para que compusesse com o PSDB na proporcional para federal.

Ou seja, no acordo, Jane era posta como mera moeda de troca. Até a sexta-feira (6), estava tudo acertado e a doutora ia para o PSDC para disputar sua tão sonhada vaga na Assemableia Legislativa.

Acontece que, diferente do perfil de protagonismo de Panta e da esposa, as coisas não estavam tão encaixadas como Ruy pensava e impunha.

Com a saída de Cartaxo depois da falta de garantias do próprio Ruy de que seria ungido candidato das oposições após sua desincompatibilização da PMJP, houve um desmantelamento do grupo e de suas estratégias, e com a possível ida de Pedro Cunha Lima para a cabeça, há uma grande chance de Cássio sair para deputado federal, liberando a chapa para a negociação com outros nomes que possam fazer pesar no jogo eleitoral, dando-lhe robustez.

Esse movimento dos Cunha Lima estaria esmagando Ruy no jogo, fazendo com o ex-deputado se movimente e busque saídas que lhe possibilitem o retorno ao Congresso.

Só que o que está ruim, sempre pode piorar. E o coice que sucedeu a queda veio ontem, no fechamento da janela partidária.

Emerson e Jane recuaram da ida para o PSDC e surgiram, no final da tarde deste sábado (7), na casa dos Ribeiro, em João Pessoa, fechando um grande acordo que envolve a garantia da legenda para Jane disputar a deputação estadual pelo PP com Aguinaldo Ribeiro como candidato do grupo para federal, retirando de Ruy um colégio que ele dava como certo na sua conta, de onde já exigira de Panta, no mínimo, 10 mil votos.

O desfalque na contabilidade eleitoral de Ruy Carneiro com a ida de Jane Panta para o PP é grande, o prejuízo, a essa altura, é imensurável para a sua candidatura, que já perdeu os apoios que tinha em João Pessoa e Bayeux, e o clima não é dos mais amigáveis.

Resta saber como ficarão as indicações de Ruy na gestão santarritense, assim como os espaços que vinha ocupando desde janeiro de 2017.

Um comentário: