Iluminação, merenda e lixo: Quatro CPI's e a verdade pronta para vir à tona; Panta perde o passo e tropeça numa Câmara que jurava amordaçar; confira os documentos

09:12 Manno Costa 2 Comments



Visando investigar pretensa má conduta para com os gastos públicos no que se refere ao erário santarritense por parte do prefeito Emerson Panta, a Câmara Municipal de Santa Rita aprovou os três requerimentos para a abertura de quatro CPI's contra o gestor canavieiro, na sessão ordinária desta quinta-feira (21).

Segundo a bancada de parlamentares que subscrevem os requerimentos, há sérios e graves indícios de crimes de improbidade que estariam sendo cometidos pelo'Doutor'.

O Requerimento de Criação n.º 205/2018 trata de possíveis irregularidades na compra de material para a iluminação pública.

Segundo o documento, Emerson teria licitado, comprado e pago por ítens da iluminação de ruas e avenidas de Santa Rita que não teriam sido entregues. A Câmara agora quer saber para onde foi o dinheiro ou o material, já que os cofres públicos pagaram por algo que não atendeu à sua destinação.

O Requerimento de Criação 206/2018, por sua vez, quer investigar a compra de merenda escolar.

Segundo a justificativa apresentada pelos vereadores, há "claros indícios de irregularidades" na transação, vez que consideram a merenda muito cara em comparação a outros municípios, cuja qualidade estaria muito abaixo do que consideram ideal para ser servida aos alunos e usuários das escolas e creches santarritenses.

Para os parlamentares, também existem irregularidades na contratação das empresas fornecedoras da merenda escolar de Santa Rita.

Por último, o Requerimento de Criação n.º 207/2018, buscará descortinar um dos maiores descalabros da gestão Panta à frente da Prefeitura de Santa Rita com o que já é considerado o lixo mais caro do Estado da Paraíba, considerando a sua proporção e os valores pagos, em relação aos maiores municípios paraibanos.

Estima-se que só em 2017 Panta teria pago mais de R$ 17 milhões pelo lixo de Santa Rita sem licitação, apenas através de contratação de emergência e consequente dispensa licitatória.

Além do superfaturamento dos valores pagos pela coleta de lixo, Panta também será investigado por supostas irregularidades na contratação das empresas Servcol e Geo Urbana, contratadas em 2017 por emergência e dispensa e que foram, coincidentemente, as ganhadoras dos certames atualmente vigentes para o serviço de coleta no município neste ano de 2018.

Após a aprovação dos requerimento, o parlamento mirim santarritense se reunirá nos próximos dias para eleger as comissões de investigação, os membros que as comporão e promover sua abertura para dar início aos trabalhos de investigação.

Caso fiquem comprovados os indícios de irregularidades e seus crimes correspondentes, Emerson Panta pode passar por um processo de impeachment e ser deposto da cadeira de prefeito institucional da cidade de Santa Rita, ficando definitivamente fora do cargo após a tramitação do processo administrativo que, por ventura, vir passar.

Quinze dos dezenove vereadores da Casa Prefeito Antônio Teixeira assinaram os requerimentos para abertura das CPI's.

Confira imagens dos documentos:




2 comentários:

  1. Meu amigo, são apenas 3 cpi's. Como vc coloca 4? Preste atenção no que escreve. E escreva tbm sobre os processos que seu amiguinho Netinho (o popular biu do lixo) tá enfrentando na justiça. Senhor ex-secretario de Biu do Lixo.

    ResponderExcluir