[Veja Também][6]

Paraíba
Santa Rita
banner image

Visita de Efraim a Santa Rita é um ‘xeque-mate’ no Major Neto: Ou aceita a ideia de se entender com Panta ou perde seu único aliado político

 


Depois da queda, o coice.


As bordoadas que Wendel levou de Vagner tomaram o noticiário na segunda noite de festa em Santa Rita e fizeram com que quase passasse despercebido um fato político importante que significa mais um movimento no tabuleiro eleitoral, que segue se mexendo na cidade dos canaviais. 


A visita do senador Efraim Filho (União Brasil) à cidade e seu desfile ao lado do prefeito Emerson Panta (Progressistas) pela Praça do Povo dizem muito e vão além do que se pode ver.


Avalista da candidatura a deputado federal do Major Neto pelo União Brasil, Efraim apostava suas fichas no oficial da PM como o futuro da legenda na Rainha dos Canaviais. Afinal, Neto havia surpreendido em 2020, ficando em terceiro lugar na eleição, perdendo apenas para o prefeito, reeleito, e para Flaviano Quinto, herdeiro político do lendário Marcus Odilon.


So que, cercado de expectativas, com um gordo fundo partidário, porém, sem grupo político, Neto caiu dos 6.747 votos em 2020 para 3.254 em 2022. A expectativa era de que atingisse acima dos 15 mil votos para sair credenciado como favorito para 2024. Mas a realidade lhe bateu à porta.


Enfraquecido pela baixa votação obtida em 2022, Neto não tem argumentos para exigir de Efraim postura que lhe garanta a direção ou a tomada de decisões quanto ao partido visando o próximo pleito, afinal, no jogo, votos são cartas e fichas, e o Major não as tem para sentar na mesa de apostas neste momento.


Para o Senado, Efraim perdeu em Santa Rita para Ricardo Coutinho, foram 12.639 votos do senador eleito contra 17.868 do ex-governador. Esse resultado se deve, em parte, além da popularidade de RC, ao fraco desempenho dos candidatos do União Brasil na cidade. 


Além da votação de Neto abaixo do esperado, o partido ainda contou com Tiane de Berg, com 1.782 votos, Vanda de Olavo, que ficou com 1.749 votos, e Reginaldo Américo, que obteve 699 votos, e que na “Série A” de Panta sequer teria sido eleito vereador.


A política é um jogo frio e pragmático e não perdoa. 


Major Neto já tem estado fora das discussões acerca da sucessão municipal santarritense, e agora deu-se a posar em fotos como mero figurante, fazendo número para os, de fato, pré-candidatos ao próximo pleito. Os planos não eram esses. Se esperava o Major em outro patamar nesta etapa do jogo.


Com problemas com a Justiça Eleitoral em razão das suas prestações de contas, do ponto em que se encontra neste momento, Neto será espectador do jogo ou, no máximo, tentará se encaixar em um grupo que o aceite e lhe dê legenda para sair candidato a vereador. Além do que seria um bom nome para vice. Se tiver o reconhecimento como tal ou se estiver elegível até lá. 


Pela batida do zabumba, pela foto abaixo e pelo forro que Efraim dançou em Santa Rita, é bom o Major botar as barbas de molho e se preparar para a mudança de ventos no Alto da Cosibra.


Como diz o ditado, “quem avisa, amigo é”.



Crédito imagens: Reprodução/Instagram 

Sobre Manno Costa

Jornalista e radialista. Editor executivo do portal News Paraíba. Cursou Comunicação Social na UFPB. Iniciou sua carreira profissional em 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite e pressione Enter para pesquisar