[Veja Também][6]

Paraíba
Santa Rita
banner image

Prevendo derrota, impasse causado na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Santa Rita em 2025 é causado por alteração em regimento feita por Jackson ainda em 2024

 



Santa Rita e a Paraíba assistiram a cenas dantescas na manhã desta quarta-feira, 1/1, na Câmara Municipal de Santa Rita, quando um grande tumulto foi causado por conta da recusa de oito parlamentares, dos 19 existentes naquela Casa, de participarem da sessão solene que abriria os trabalhos para 2025, daria posse ao prefeito eleito, Jackson Albino, e aos 19 vereadores eleitos no pleito passado.


Com um grupo formado por 11 vereadores, Epitácio Vitorino e Cleidinha de Digão têm seus nomes certos como os novos presidentes da Casa Prefeito Antônio Teixeira nos próximos dois biênios. Nota importante, o grupo é formado por parlamentares da base governista e pela bancada de oposição, eleitas em 2024


Minoria e fora de ambas as chapas já formadas no grupo dos 11, os oito vereadores restantes se recusaram de participar de sessão que elegeria as duas próximas mesas. 


O ponto em questão é que a eleição para presidente se dará por maioria simples, contudo, a sessão só terá início com o mínimo de 2/3 dos parlamentares presentes em plenário, ou seja, 13 vereadores, não mais por maioria simples, como rege toda casa legislativa. 


A alteração do Regimento Interno patrocinada por Jackson quando ainda presidente no ano passado, como se vê , foi uma manobra friamente calculada, prevendo a derrota para ambas as mesas, como maneira clara de interferir no processo eleitoral interno do parlamento mirim canavieiro.


Sob silêncio sepulcral, Jackson assistiu a todo espetáculo no circo de horrores formado na Câmara Municipal da manhã de hoje, tomou posse pelas mãos do seu menino de recado, o vereador Queiroga, e deixou as dependências da Câmara.


Sem quórum para realizar a sessão, os vereadores deixaram a Casa sem realizar as eleições previstas para dar, inclusive, início à atual legislatura. A previsão é de que o caso seja judicializados e logo se obtenha uma resposta da justiça paraibana em torno do caso, que leva Santa Rita mais uma vez ao destaque negativo do noticiário político do nosso estado.


Crédito imagem: Reprodução/Instagram

Sobre Manno Costa

Jornalista e radialista. Editor executivo do portal News Paraíba. Cursou Comunicação Social na UFPB. Iniciou sua carreira profissional em 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite e pressione Enter para pesquisar